Óleos faciais para pele oleosa? Saiba os benefícios e como usar
Saiba como os óleos faciais podem ser benéficos até mesmo para peles oleosas e quais você pode usar de acordo com a finalidade desejada.
Um dos grandes mitos da beleza, relacionado à hidratação, é o de que a pele oleosa é sempre hidratada. Em contrapartida, com esse mito vem a ideia de que usar óleos faciais vai deixar a pele mais oleosa ou causar acne. Mas a verdade é que muitos desses produtos presentes no mercado, fazem bem tanto para pele seca quanto para peles oleosas, apenas é preciso estar atento a sua composição e seu direcionamento.
Muitos desses óleos faciais, como o óleo de jojoba e de semente de uva, não são comedogênicos, ou seja, não vão obstruir os poros da face nem causar espinhas. A maioria desses óleos faciais possuem benefícios incríveis para a pele oleosa, ajudando a reter a hidratação, mantendo a pele viçosa e radiante.
Os benefícios dos óleos faciais
Por que usar óleos faciais no lugar de produtos secativos para peles oleosas?
Dependendo da necessidade da sua pele, quando usamos produtos que trabalham para deixar a pele com a aparência mais seca, acabamos enviando um sinal ao nosso organismo de que a pele precisa produzir oleosidade para a pele não ficar ressecada – esse é o famoso efeito rebote. Além disso, muitos produtos secativos e matificantes podem causar alergia a dermes sensíveis, algo que não é exclusividade de quem tem pele seca.
Uma das grandes vantagens do uso de óleos é que eles suprem o deficit de ácido linoleico que a pele oleosa possui. – mas o que isso quer dizer? – Significa que peles oleosas e com tendência a acne, possui deficiência desse ácido dentro do sebo produzido, deixando o tecido desprotegido e aumentando as chances de possíveis inflamações causadas por microorganismos. Outro benefício que os óleos faciais proporcionam é o tratamento de alguns problemas da pele, como redução de marcas e cicatrizes ou coisas mais simples como limpeza de rosto para remoção completa da maquiagem.
Mas, isso não quer dizer que você pode sair por aí, passando qualquer óleo no rosto. Como dito anteriormente, os óleos faciais devem atender as necessidades da sua pele, mas o ideal é buscar orientação de um(a) dermatologista para indicar o melhor produto.
Porém, não é só de produtos de marca que vive o skincare, você também pode adicionar o uso de óleos essenciais, normalmente adquiridos em boticas ou lojas de produtos naturais. Veja abaixo alguns óleos essenciais que podem atuar no seu skincare e suas recomendações:
- O óleo de rosa mosqueta é perfeito para peles irritadas ou com acne, já que possui ação hidratante que não sobrecarrega os poros, rico em ácidos graxos que reduz as manchas de acne e vermelhidão da pele sensibilizada.
- O óleo de semente de uva é ideal para pele muito oleosa, pois o mesmo tem ação adstringente natural, auxiliando para uma matificação da sua pele.
- O óleo de jojoba é um olho super leve, perfeito para peles mistas e oleosas, pois permite que a derme respire enquanto retém a umidade, auxiliando na dissolução do sebo e no controle de brilho.
- Já o óleo de lavanda é ideal para equilibrar a oleosidade e hidratar a pele seca. Além disso, é recomendado para pessoas com pele acneica ou com queimaduras, ajudando na regeneração dos tecidos, pois tem ação anti-inflamatória, adstringente e cicatrizante.
Por serem óleos altamente concentrados, seu uso é indicado com algum outro cosmético, como cremes hidratantes ou óleos vegetais que ajudam na dissolução do óleo essencial. Vale a pena experimentar e ver qual é o melhor para sua pele, depois conta para gente o que achou nas nossas redes sociais!